quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O estímulo ao bebê desde o ventre. Conheça sua importância

Ontem uma das matérias  do programa 'De Bem com a Vida' da Rede Gospel de TV, foi sobre a estimulação do bebê desde o ventre.

Esta iniciativa pode repercute diretamente na formação e construção da inteligência da criança desde quando está no ventre de sua mãe e nos primeiros anos de sua vida 'idade ouro' como é chamada.

Mas, porque estimular desde cedo?

De acordo com a Dra. Paula A. Spinosa do Programa Super Bebês " O cérebro na gestação e nos primeiros anos é altamente seletivo e sensitivo, ou seja, apresenta uma característica única de Use it or Lose it (use ou perca). Apesar de os pais já estimularem naturalmente seus filhos, a maioria destes estímulos são básicos e não são ofertados de uma maneira que produza alterações significantes no cérebro para que ele alcance todo seu potencial. Entretanto, o que diferencia uma pessoa talentosa de uma pessoa comum é o fato de ela ter recebido estímulos certos nos momentos certos durante esta fase crítica do desenvolvimento do cérebro".

O ventre materno já é um ambiente totalmente propício ao estímulo do bebê, mas a estimulação ao ventre surge como uma ferramenta plus, otimizando este ambiente e fortalecendo o vínculo entre a criança e a mãe.

Dentre os estímulos estão as atividades práticas que auxiliam na coordenação motora, viso-motora e nutrição materna durante os nove meses de gestação, que influencia no desenvolvimento saudável do bebê.

Outros exemplos de estímulos, indicados pelo Programa Super bebês são:

1. Conhecimento do bebê (saber como está o desenvolvimento do feto semana a semana, o que é capaz de fazer e aprender, bem como fazer um planejamento de rotina de estimulação diária).

2. Fornecimento de um ambiente físico sadio ( saber o uso adequado das roupas que facilitarão o movimento confortável do bebê e da mamãe).

3. O dormir (qual melhor posição para mãe e o bebê? Que posição facilitará o fluxo sanguíneo corretamente?)

4. Movimentação materna (as atividades físicas devem ser autorizadas pelo obstetra e acompanhadas por um profissional especialista em gestantes.)

5. Estímulo visual (expor a barriga ao sol, em qualquer semana da gestação, especialmente no último trimestre, a mãe deve estar hidratada e a exposição deve seguir os horários até às 10h ou após às 16h - fazendo o uso do filtro solar adequado para a pele). A Dra. em oportunidade mencionou o estímulo também com a lanterna.

6. Estimulação musical e o toque (saber quais músicas corretas, o volume adequado, quanto tempo deve ser cada sessão de som). As músicas preferidas pelo bebê são as clássicas, a exemplo de Mozart.

7. Conversar com o bebê (importante para a construção do relacionamento desde cedo, os pais devem direcionar a voz ao ventre para que o bebê identifique que a fala é diretamente com ele). Para os pais que viajam constantemente é importante deixar mensagens gravadas ou até mesmo ligar para falar com o bebê.

8. A prática de atividades (quanto tempo? E em qual momento?)

9. Outras atividades (quais atividades podem ser praticadas a partir da 7ª semana? Que estímulos a criança deve receber?)

O Programa Super Bebês pode ser conhecido através do site http://www.littlegenius.com.br

Fonte: http://www.littlegenius.com.br/curiosidades/index/curiosidades-sobre-estimulacao
Fonte da Imagem: bebegravidez
Clippado por Metanoua Art&MDF



0 comentários:

Postar um comentário

© Metanoya Art & MDF, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena